• Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • Yaskawa Elétrico do Brasil lança no mercado nacional inversor de frequência FP605

Notícias

DA INDÚSTRIA

Yaskawa Elétrico do Brasil lança no mercado nacional inversor de frequência FP605



Específico para aplicações de bombas e ventiladores, o novo produto possui recursos avançados que permitem configuração rápida e fácil, resultando em economia de energia, garantindo o máximo de acionamento e vida útil da bomba

 

A multinacional japonesa, Yaskawa Elétrico do Brasil, referência na fabricação de inversores com reconhecimento mundial pela eficiência e confiabilidade dos seus produtos, lança no mercado nacional o inversor de frequência FP605 capaz de conferir uma redução de até 60% dos custos de energia e 50% de redução de emissão de CO, graças as funções dedicadas desse inversor, que reduzem o consumo de energia de bombas e ventiladores.

Essas reduções, podem ser estimadas através de um software que possibilita o cálculo do retorno do investimento, utilizando os dados dos sistemas (carga instalada, ciclo de trabalho das máquinas e custo da instalação).

“Além da redução dos custos de energia, os inversores FP605 possuem um operador digital gráfico, com menus e descrições de parâmetros bastante intuitivos, permitindo parametrização e monitoramento fáceis e rápidos, otimizando o tempo de colocação em marcha do inversor”, explica Guilherme Silva, da Departamento de Engenharia de Aplicação da Yaskawa Elétrico do Brasil.

Guilherme Silva ressalta que os inversores da marca Yaskawa Elétrico possuem um MTBF de até 28 anos, “isso significa que, dependendo de fatores externos, há menos paradas de máquina devido a falhas no drive”, justifica.

Capaz de controlar até cinco inversores, com um único cartão de rede, em qualquer protocolo industrial e com o Software gratuito DriveWizard Industrial fica fácil utilizar a função osciloscópio que possibilita ajustes dispensando o uso de instrumentos externos. Outra vantagem é não precisar de um PLC, sendo capaz de sozinho controlar até 06 bombas com somente 01 inversor no sistema multiplex, o FP605 utiliza terminologia para bombas, e gera economia operando segundo demanda, ajustando sempre o sistema para máxima eficiência, gerando menor custo, quando utilizando sistema PID”, complementa Alexandre Lima, também da Engenharia de Aplicação da Yaskawa.

Compatível com os principais protocolos de comunicação do mercado, a Yaskawa Elétrico disponibiliza o inversor de frequência FP605 com teclado opcional bluetooth, permitindo conexão wireless ao smartphone ou tablet, para acesso e controle em telas coloridas, ricas em informação. A conexão alternativa, via USB, permite acesso mesmo quando o FP605 não estiver energizado. O inversor também pode ser acessado remotamente, através do DriveWizard Mobile.

O novo inversor possui placa de circuito envernizada própria para utilização em ambientes agressivos, conforme norma IEC 60721-3-3: níveis 3C2 e 3S3. Podendo ser montado lado a lado e horizontal, o inversor de frequência FP605 vem equipado com relógio em tempo real, backup automático e slot para cartão de memória.

Entre as vantagens oferecidas pelo inversor de frequência FP605, estão:

 

Detecção de fluxo baixo/sem fluxo e Sleep Mode,

Controle de aceleração para bombas submersas,

Religamento automático do sistema,

Proteção de Bomba Seca,

Monitoramento do sensor de pressão,

Religamento em cascata para perda de energia,

Controle de preenchimento de tubulação,

Sleep Boost,

Redundância de transdutor de pressão,

Operação de limpeza de bomba (de-scale/de-rag),

Proteção IP20/UL Type 1 ou IP55/ UL Tupe 12,

Pode trabalhar em temperaturas entre -10ºC a +60°C,

Montagem lado-a-lado,

Sistema de multiplexing, permitindo o controle de até seis bombas usando apenas um inversor,

Método de controle escalar e vetorial em malha aberta ou fechada,

Controle de motores de indução, motores de imã permanente ou motores síncronos de relutância (SynRM), e

Frequência de saída até 400Hz.

 

Importante destacar que a Yaskawa Elétrico possui um software que possibilita o cálculo do retorno do investimento, baseado na economia em kwh, utilizando os dados do sistema, tais como: carga instalada, ciclo de trabalho das máquinas e custo da instalação, entre outros.

 

Informações: www.yaskawa.com.br

 

 

Cadastre-se e receba nossas novidades